Insegurança Excessiva e TDAH: A Influência da Neurociência na Atenção e nos Processos Cognitivos

Palabras clave: insegurança, TDAH, neurociência, atenção, funções executivas

Resumen

A insegurança excessiva pode ser confundida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) devido às dificuldades atencionais que ambos os quadros apresentam. No entanto, enquanto o TDAH tem uma base neurobiológica associada à disfunção dopaminérgica e noradrenérgica no córtex pré-frontal, a insegurança está mais relacionada à hiperatividade da amígdala e ao eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Essa diferença impacta a forma como a atenção é regulada, interferindo na capacidade de concentração e aprofundamento das ideias. O presente estudo discute os mecanismos neurobiológicos subjacentes à insegurança e sua relação com os déficits atencionais, diferenciando-os do TDAH. Além disso, são apresentadas estratégias terapêuticas que podem auxiliar na regulação emocional e no desenvolvimento cognitivo de indivíduos inseguros.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Arantes-Gonçalves, F., & Coelho, R. (2015). Psicanálise, neurociências e investigação quantitativa. Revista de Psicanálise e Neurociências, 12, 1-15.

Neder, P. R. B., Ferreira, E. A. P., & Carneiro, J. (2015). Relação entre ansiedade, depressão e adesão ao tratamento em pacientes com lúpus. Revista Brasileira de Psicologia da Saúde, 29, 45-60.

Oliveira, D. C., Sousa, P. G., & Sanches, A. C. (2017). Evidências sobre a eficácia e segurança no tratamento medicamentoso no transtorno de déficit da atenção com hiperatividade em adultos. Jornal de Neurociências Aplicadas, 11, 59-75.

Sinner, R. V. (2017). Quem está no comando? Neurociência, ressonância e desafios para a teologia. Revista de Neuroteologia e Ciências Cognitivas, 49(3), 611-630.

Publicado
2025-03-10
Cómo citar
Agrela Rodrigues, F. de A. (2025). Insegurança Excessiva e TDAH: A Influência da Neurociência na Atenção e nos Processos Cognitivos. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 9049-9057. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v9i1.16527
Sección
Ciencias de la Salud