Estudo dos métodos utilizados para desenvolver pessoas em um time do interior Alagoano

  • Santos, Cledison
  • Alves, Katia
  • Melo, Lysiane
  • Ramos, Orlando
Palabras clave: treinamento, atletas, desenvolvimento

Resumen

O futebol sempre foi um esporte de alto poder de aglutinação social, essa temática é recorrente em vários pesquisadores das mais diversas áreas, porém nos últimos anos a preocupação com as categorias de base de clubes de futebol vem sendo amplamente analisadas, o objetivo de tanta pesquisa se dá pela alta lucratividade que essas categorias trazem aos clubes, jogadores quando formados e vendidos conseguem movimentar fortunas que giram em torno de seis a sete dígitos, porem como cada clube vem desenvolvendo seus atletas dentro dos seus programas de formação, Clubes de Brasil e do mundo concentram seus esforços em responder essas questões e otimizar seus resultados. Na Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) não é diferente, estudos precisaram ser direcionados a fim de criar uma metodologia que levasse em conta principalmente as características de toda a sistemática do processo de formação e suas mazelas, haja vista que no futebol existem diversos métodos ainda não descobertos, a criação dessa metodologia possibilitou uma análise mais fidedigna e espelhada em elementos quantitativos eliminando aquela subjetividade já impregnada até então nos colaboradores que desempenhavam suas funções em clubes ou empresas que garimpam talentos. Criar uma metodologia para realizar essa análise traz para o processo de formação um grau de assertividade muito maior do que toda aquela subjetividade dos “olheiros” expressão criada a muito tempo no futebol, mas que até hoje é vista onipotentemente como a única forma de processo de seleção de atletas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

CHIAVENATO, I; CERQUEIRA NETO, E. P. de C. Administração Estratégica: em busca do desempenho superior. Uma abordagem além do Balanced Scorecard. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003.
FISCHER, A., Um Resgate Conceitual e Histórico dos Modelos de Gestão de Pessoas no Brasil, In:Felury, M., (org), As pessoas na Organização. São Paulo: Ed. Gente, 2002.
FRISSELLI, A. MANTOVANI, M. Futebol: teoria e prática, v. 1, 1999. 4.GOMES, A. C.; SOUSA, J. Futebol- Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.7, n.3, p.401-421, 2007.
GRECO, P.J. Iniciação Esportiva Universal – Metodologia da Iniciação Esportiva na Escola e no clube. Belo Horizonte. UFMG, 2007. 7.NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa- características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, V.1, Nº 3, 2º sem./1996.
OLIVEIRA, C. L. de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. 3. ed., Cascavel: Travessias, 2008.
RALSTON, S., M.; KIRKWOOD, W. G. The Trouble with applicant impression management. Journal of Business and Techical Communication, v.13, n.2, p.190-207, 1999.
TIEGEL, G.; GRECO, P.J. Teoria da ação e futebol. Revista Mineira de Educação Física, v.6, n.1, p.65-80, 1998.
Publicado
2019-12-27
Cómo citar
Santos Silva, C., Alves Mota Ramos , K. J., Melo de Almeida, L., & Ramos do Nascimento, O. (2019). Estudo dos métodos utilizados para desenvolver pessoas em um time do interior Alagoano. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 3(1), 215-225. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v3i1.19
Sección
Artículos