Uso de robótica no ensino de lógica de programação

  • Vidal, Allan
  • Mendonça, Aline
  • de Souza, Erico
Palabras clave: Lógica de programação, ensino, aprendizagem, robótica, arduino

Resumen

A disciplina de lógica de programação é considerada de suma importância para o desenvolvimento de alunos dos cursos de informática e desenvolvimento de sistemas. Contudo, o mau desempenho dos alunos e as dificuldades em compreender conceitos relativos às estruturas básicas de programação não raramente costumam ser uma das principais causas da dificuldade dos alunos na resolução de problemas computacionais mais complexos. Uma das maneiras de abordar os desafios do ensino de lógica de programação é o uso de estratégias pedagógicas que possibilitem atingir os pontos que dificultam o acesso dos estudantes à aprendizagem de maneira dinâmica e significativa. Alguns trabalhos utilizam robótica como metodologia diferenciada, a fim de minimizar as dificuldades já relatadas. Porém, nenhum trabalho utiliza contextualização de problemas reais e robótica juntos. Este trabalho é um relato de uma aula com metodologia diferenciada utilizando robótica e contextualização de problemas reais. Foram realizados testes com 80 alunos e os resultados são promissores, apresentando uma melhora de até 68% no desempenho escolar dos alunos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

GOMES, Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Informática Ambiente de Suporte À Aprendizagem de Conceitos Básicos de Programação Anabela de Jesus. Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Informática Ambiente de suporte à aprendizagem de conceitos básicos de programação. 200. 129 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Informática) - Universidade de Coimbra, [S.l.], 2000. 1
RODRIGUES JR, M.C. Como ensinar programação? Informática - Boletim Informativo ano I, nº 1. Ulbra, Canoas, RS, 2002.
MENDES, A. J. N. Software educativo para apoio à aprendizagem de lógica de programação. VIII Taller International de Software Educativo - TISE. Santiago, Chile, 2002.
PELIZZARI Adriana; KRIEGL, Maria; BARON, Márcia; FINCK, Dorocinski, Nelcy. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Curitiba. 2002.
RAPKIEWICS, Clevi Helena; FALKEMBACK, Gilse; SEIXAS, Louise; ROSA, Nubia dos Santos; CUNHA, Vanildes Vieira da; KLEMANN, Miriam. Estratégias Pedagógicas no Ensino de Brazilian Journal of Development
Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 29552-29563, dec. 2019. ISSN 2525-8761
29562
Algoritmos e Programação associadas ao uso de Jogos Educacionais, CINTEDUFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V.4 Nº 2, dezembro, 2006.
SANTOS, Rodrigo Pereira dos; COSTA, Heitor Augustus Xavier. Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. Universidade Federal de Lavras. Lavras, 2005.
SILVA, Beatriz Ferreira; SOUSA, Gustavo Balero Cosse; CORDEIRO, Aline Mendonça; VERISCIMO, Erico de Souza. In: Easy Logic: Uma ferramenta de auxílio ao ensino de lógica de programação. III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, São Luís, Brasil, 2018.
WEIZENBAUM, Joseph. Contextual Understanding by Computers. Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, 1967.
RAABE, André Luís Alice; SILVA, JMC da. Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In: XIII Workshop de Educação em Computação (WEI’2005). São Leopoldo, RS, Brasil. 2005.
GOMES, Anabela; HENRIQUES, Joana; MENDES, António. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, v. 1, n. 1, p. [93-103], 2008.
SILVA, Walquiria dos Santos; LIMA, Maria Sirleide; RAPOSO, Jakeline Cipriano dos Santos; JÚNIOR, Luiz Cláudio Ferreira da Silva. Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática. Diversitas Journal, v. 3, n. 3, p. 761-770, 2018.
ZANETTI, Humberto; OLIVEIRA, Claudio. Práticas de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1236.
MARTINS, Felipe N.; OLIVEIRA, Hudson C.; OLIVEIRA, Gabriela F. Robótica como meio de promoção da interdisciplinaridade no ensino profissionalizante. In: Anais do Workshop de Robótica Educacional. 2012
CARDOSO, Rogério; ANTONELLO, Sérgio. Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação. In:
Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1255.
MÉLO, Francisco Édson Nogueira de; CUNHA, Raimundo Ricardo Matos da; SCOLARO, Dyonad Renan; CAMPOS, Jhonatan Luiz; Do Scratch ao Arduino: Uma proposta para o ensino introdutório de programação para cursos superiores de tecnologia. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. 2011. p. 10.
Publicado
2019-12-30
Cómo citar
Vidal de Negreiros , A., Mendonça Cordeiro , A., & de Souza Veriscimo , E. (2019). Uso de robótica no ensino de lógica de programação. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 3(1), 272-286. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v3i1.24
Sección
Artículos