O ensino de ciências na educação básica: Os alunos dos anos iniciais em foco

  • Paulo Henrique Fernandes de Souza Dias Universidade Federal do Pará
  • Luciano Tadeu Corrêa Medeiros Universidade Federal do Pará
  • Sonia Maria Maia de Oliveira Universidade Federal do Pará
Palabras clave: Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Educação Básica

Resumen

Este trabalho trata do ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é a reflexão teórica sobre os pontos fundamentais que embasam o ensino de Ciências nessa etapa da Educação Básica. Trata-se de um trabalho com base em uma abordagem qualitativa, que contou com o desenvolvimento de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores, cujos textos versam sobre o ensino de Ciências nos Anos Iniciais e a Formação de Professores com essa finalidade, além de outros autores que tratam do tema Educação de forma mais ampla. Os resultados indicam a necessidade de um ensino de Ciências humanizador, que permita a aquisição dos saberes científicos historicamente constituídos, mas que reconheça os saberes das crianças adquiridos através de suas experimentações com o mundo, permitindo, dessa forma, que esses sujeitos se tornem agentes ativos, transformadores de seu meio social e sua cultura. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

BRASIL. (2017) Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

CARDOSO, J. A. & NUNES, M. A. C. (2018) O Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Ambiental em Ação. nº 65, volume 17, série 3.

CARVALHO, L. M. (2001) A natureza da ciência e o ensino das ciências naturais: tendências e perspectivas na formação de professores. Pro-Posições, v. 12, n. 1, p. 139-150, Campinas.

CARVALHO, L. M. (1998) Para que Ensinar Ciências no Mundo Contemporâneo? Atas do I Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. Campinas, 1997. In: CUNHA, C. A. Luís e AMORIM, Antônio, C. R. (editores). UNICAMP, p. 29-47, Campinas.

DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. A. P. (1990) Metodologia do Ensino de Ciência. Cortez, São Paulo.

JULIATTO, C. I. (2009) O horizonte da educação: sabedoria, espiritualidade e sentido da vida. Champagnat, Curitiba, 271p.

NASCIMENTO, V. B. (2012) Fundamentos e metodologia do ensino das ciências da natureza: pedagogia: módulo 5, volume 2 – EAD, / Elaboração de conteúdo. EDITUS, Ilhéus.

PRETTO, N. L. (1995) A ciência nos livros didáticos. 2ª ed. Campinas: Editora da Unicamp/ Editora da UFBA, Salvador.

SANTANA FILHO, A. B; et al. (2011) O ensino de ciências naturais nas séries/anos iniciais do ensino fundamental. In V Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão-SE.

Publicado
2020-12-29
Cómo citar
Fernandes de Souza Dias, P. H., Corrêa Medeiros, L. T., & Maia de Oliveira, S. M. (2020). O ensino de ciências na educação básica: Os alunos dos anos iniciais em foco. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 4(2), 1277-1287. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v4i2.154
Sección
Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a