Professoras/es que ensinam matemática para crianças: Perspectivas educadoras
Resumen
O texto trata do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo, analisar as práticas educativas de docentes que ensinam matemática nessa etapa da Educação básica. Tem como base uma abordagem qualitativa, e foi desenvolvido entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2020, como proposta formativa do componente curricular Matemática nos Anos Iniciais do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA. Contou com uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores, cujos textos, versam sobre o ensino de matemática para os alunos dos Anos Iniciais do ensino Fundamental e ainda de autores que tratam de outras questões ligadas a educação, também se baseia em análises de práticas pedagógicas de professoras que ensinam matemática nessa etapa de ensino, apresentadas através de vídeos que retratam os fazeres dessas docentes em suas práticas cotidianas, visando ensinar matemática para seus alunos. Os resultados mostram que embora muitos professores encontrem dificuldades para ensinar matemática para crianças dos Anos Iniciais, muitos docentes utilizam práticas pedagógicas criativas que se mostram capazes de apresentar êxito no ensino desses saberes.
Descargas
Citas
Brougere, G. (2001). Brinquedo e cultura. 2. ed. São Paulo: Cortez.
Brasil. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf.
Carneiro, R. F. (2015). A formação de professores dos anos iniciais em um curso de pedagogia: Contribuições das disciplinas de matemática. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis.
D’ambrosio, U. (1998). Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 5. ed. São Paulo: Ática,
D’ambrosio, U. (2013). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Luckesi, C. (1984). Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ABT, 13(61): 6-15.
Spinillo, A. G. (2015). Para que serve a matemática na perspectiva das crianças. In: Brasil. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos. Brasília: MEC. p. 30-32.
Rinaldi, C. R. E. A imagem da criança e o ambiente em que ela vive como princípio fundamental. In: Gandini, L., & Edwards, C. (Org.). (2002). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed. p. 75-80.
Elali, G. A. (2003). O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia, 8(2): 309-319.
Baumgartel, P. (2016). O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Anais do XX EBRAPEM, Curitiba.