Gestão e coordenação pedagógica: Novas abordagens, possibilidades de estudo e plano de ação municipal na secretaria de educação

  • Auricélio Dos Santos Feitosa
Palabras clave: Coordenação pedagógica, educação, gestão escolar

Resumen

A Gestão e a Coordenação pedagógica: Novas abordagens e possibilidades de estudo e Plano de Ação Municipal na Secretaria de Educação é de suma importância para a educação do nosso país. Temos que acreditar na mudança e na transformação das pessoas, só assim daremos importância à formação continuada e aos grupos de estudo e pesquisa sobre gestão escolar e coordenação pedagógica.

Destacamos que o coordenador pedagógico que aqui apresentamos é o pedagogo stricto sensu conforme descreve Libâneo (2002, p. 69). Para o autor estes profissionais: “[...] dedicam-se a atividades de pesquisa, documentação, formação profissional, educação especial, gestão de sistemas escolares e escolas, coordenação pedagógica, animação sociocultural, formação continuada em empresas, escolas e outras instituições.”.

O coordenador pedagógico é o profissional que trabalha na gestão da escola e que possui várias atribuições a serem realizadas. Segundo Domingues (2009) o coordenador pedagógico faz parte da construção de identidade da escola, do Projeto Político Pedagógico, da elaboração de projetos para a formação continuada dos professores, entre outras atribuições.

Diariamente cresce a necessidade de conhecimento e aprendizagem na escola, na sala de aula e com os profissionais envolvidos na educação, novas linhas de pesquisa dentro e fora da sala de aula e até mesmo da escola como agentes da comunidade são questões e problemáticas que devem ser analisadas e estudadas por todos.

O cliente interno e o cliente externo da escola têm um papel fundamental na construção da gestão de qualidade da escola, pois a família dos alunos e os profissionais da escola, devem sentir que podem contribuir muito com as mudanças e permanências da escola.

A educação no Brasil passa por um período impotantissímo, quando falamos de Brasil, não estamos falando de um micro país, mas de um país macro com as regiões que mais parecem países, onde existem pequenas semelhanças e grandes diferenças. A questão da educação especial e da inclusão do autista em sala de aula é algo que esta bem no inicio.

A legislação brasileira tem avançado nesse sentido com a criação da Lei 12.764 de Dezembro de 2012. O autismo também chamado de Transtorno do Espectro Autista é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ALVARÉZ, Manuel. O Projeto Educativo da Escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ANDRÉ, M. E. D. O projeto pedagógico como suporte para novas formas de avaliação. In: CASTRO; CARVALHO (Org.). Ensinar a ensinar. São Paulo: Cortez, 2001.

ASSMANN, H.; SUNG, J. M. Competência e solidariedade solidária: educar para a esperança. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BARROSO, João. O Reforço da Autonomia das Escolas e a Flexibilização da Gestão Escolar em Portugal. In: FERREIRA, N. S. Carapeto (org.) Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

BOUTINET, Jean-Pierre. Antropologia do Projeto. Lisboa: Instituo Piaget, 2002.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília/DF: Senado Federal, 2004. Disponível em: <http://www.senado.gov.br> Acesso em: ago. 2018.

______. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC/SEF, 1996.

______. MEC. Legislação do Fundef. Brasília/DF: Disponível em: <http://www.mec.gov.br/sef/fundef/Legisla.shtm> Acesso em: ago 2018.

CÂNDIDO, R. A inovação como processo permanente. Revista Educação. v.1, n.2, p.17-22, Lisboa, 1987.

CARVALHO, Francisco Geraldo Freitas. Introdução à Metodologia do Estudo e do trabalho Cientifico, 2ª Ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2014.

DELORS, J. ET AL. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, Brasília: MEC/UNESCO, 1999.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4ª ed, Campinas: Autores Associados, 2000.

DIAS, J. A. Gestão da escola. In: MENESES, J. G. de C. (Org.) Estrutura e funcionamento da educação básica. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2001.

DOURADO, Luiz Fernandes. Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Módulo II. Brasília: CONSED –

Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

EYNG, A. M. Projeto pedagógico: construção coletiva da identidade da escola – um desafio permanente. Revista Educação em Movimento. Curitiba, v.1, n.1, jan./abr., 2002.

EZPELETA, J.; ROCKEWELL. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1986.

FERREIRA, F. W. Planejamento: sim e não. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar.Série Idéias, São Paulo, n. 16, p. 69-77, 1993.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

GANDIN, D. Escola e transformação social. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

GANDIN, D; GANDIN, L. A. Termas para um projeto político-pedagógico. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

GAZETA DO POVO. Alfabetização. Caderno Brasil. Curitiba, março, 2003.

HENZ, Celso Ilgo, et alli. Gestão Democrática e Proposta Pedagógica. Disponível: http://www.utsm.br/adeonline/celso3.html. Acesso em 4/07/2018.

HERNANDÉZ, F. A organização do currículo por projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LEÃO, E. C. (Coord.). Os pensadores originários: Anaximando, Parmêndio, Heráclito. Petrópolis: Vozes, 1991.

MIZUKAMI, M. da G. N. ET AL. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: UFSCAR, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7ª ed. São Paulo: Érica, 2007.

PAVIANI, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1988.

RAMOS, Angélica Maria Pinheiro. Gestão de recursos financeiros na escola. Fortaleza: UECE, 2003.

SACRISTÁN, J. C. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SCHRAMM, Sandra. Educação, cidadania e mercado. In: organização VIEIRA, Sofia Lerche; MATOS, Kelma S. L. de. Educação: olhares e saberes, Fortaleza: Edições Democrito Rocha, 2000.

SETÚBAL, M. A. (Org.). Raízes e Asas. São Paulo: Centro de Pesquisas para educação e Cultura, 1994.

SILVA, L. H; AZEVEDO, J. C. H. (Org.) Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1990.

TUNES, A. F. A Miséria da Teoria ou um Planetário de Erros. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.

VASCONCELOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma Passos & RESENDE, Lúcia Maria G. (Orgs). Escola: espaço do projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 15ª ed. Campinas: Papirus, 2002.

Publicado
2020-12-21
Cómo citar
Dos Santos Feitosa, A. (2020). Gestão e coordenação pedagógica: Novas abordagens, possibilidades de estudo e plano de ação municipal na secretaria de educação. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 4(2), 1924-1942. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v4i2.236
Sección
Artículos