A formaqáo docente e a educaqáo no campo: da teoria á prática educativa

  • Auricélio dos Santos Feitosa
Palabras clave: educaqáo, conhecimento, formaqáo docente

Resumen

Nas contradices do real em movimento é preciso considerar as mudanzas e as permanencias de qualquer processo social. Como na poesía de Machado, ao mesmo tempo em que tudo passa, tudo também fica. Em outras palavras, na mudanza residem as permanencias e essas trazem consigo um que de transitoriedade. Assim, o que é hoje se constituiu daquilo que era ontem e tem em si mesmo a potencialidade de ser (trans)formado amanha.

Diante da sociedade capitalista marcada pelo acúmulo do lucro desigual que leva o sistema á autodestruigao (MéSZAROS, 2000), a educagao pode servir como caminho de reprodugao ou emancipagao dos sujeitos. Todos os processos sociais encontram na educagao a mola propulsora que tem em si a potencialidade de fortalecer caminhos opressores ou permitir a construgao da libertagao dos sujeitos em constituigao através do conhecimento (FREIRE, 1996).

Em meio á tessitura do indivíduo no bojo da sociedade pelas vias do conhecimento, a formagao do ser humano e de todos os profissionais toma a centralidade dos processos, sobretudo, na área de educagao. Sendo assim, “a educagao constitui um ato instrutivo e formador entre sujeitos, de modo que a gestao da matéria, em contexto situado, permeada pela autonomia relativa do profissional de ensino, adquire conotagao moral e ética” (THERRIEN, 2006, p. 74). Assim, todos os atores do cenário da educagao que se manifestam no palco da escola, da sala de aula e da comunidade ao seu redor, sao fundamentais na formagao de sujeitos autónomos á sombra da moral e do exercício da cidadania. Quando falamos de uma educagao que liberta, nos moldes defendidos por Paulo Freire, nao nos referimos apenas áquela que se dá em espatos formáis de ensino nas grandes cidades. É de suma importancia que o Estado invista em projetos ligados á educagao no campo.

Defendemos aqui uma formagao docente que considere a importancia da práxis gramsciana, nao sendo reduzida nem a uma formagao meramente pragmática, com foco exclusivo no praticismo, muito menos a uma formagao exclusivamente teórica, que nao considere os contextos reais de ensino. Portanto, buscamos fazer um estudo da formagao continuada de professores que lecionam em escolas do campo e como essas formagoes consideram a relagao teoria-prática.

Acreditamos ser importante ter em mente tres ideias:

  1. O campo no Brasil está em movimento. Há tensoes, lutas sociais,

organizagoes e movimentos de trabalhadores e trabalhadoras da terra que estao mudando o jeito da sociedade olhar para o campo e seus sujeitos;

  1. A Educagao Básica do Campo está sendo produzida neste movimento, nesta dinamica social, que é também um movimento sociocultural de humanizagao das pessoas que dele participam;
  2. Existe uma nova prática de escola que está sendo gestada neste movimento.

Nossa sensibilidade de educadores já nos permitiu perceber que existe algo diferente e que pode ser uma alternativa em nosso horizonte de trabalhador da educagao, de ser humano. Precisamos aprender a potencializar os elementos presentes nas diversas experiencias, e transformá-los em um movimento consciente de construgao das escolas do campo como escolas que ajudem neste processo mais amplo de humanizagao, e de reafirmagao dos povos do campo como sujeitos de seu próprio destino, de sua própria história.

Vale ressaltar que este trabalho utilizou-se das propostas presentes na obra “Escola da Terra no Ceará: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo”. Como já salientado por nós em parágrafos anteriores, nossa proposta de formagao vai muito além formagao meramente pragmática. Defendemos a aproximagao entre a universidade e a sociedade, valorizando, principalmente, os profissionais que atuam na educagao básica brasileira.

Ao falarmos que a escola é fundamental na formagao de sujeitos autónomos á sombra da moral e do exercício da cidadania, vamos ao encontro da proposta da Escola da Terra, uma vez que ela se situa no bojo das agoes de resistencia, de luta pela garantia do direito á educagao e outros direitos sociais, conquistados com muita luta ao longo da história do Brasil.

Este trabalho está dividido em cinco partes que, embora tratem de pontos

diferentes do trabalho, complementam-se, resultando em um todo unitário. O próximo

item traz a nossa fundamentagao teórica, coerente com a proposta de formagao da Escola da Terra. O terceiro item trata da metodologia utilizada na pesquisa, dando enfoque á aplicagao de um questionário. O quarto item aborda os dados coletados e suas análises, á luz do nosso referencial teórico. O quinto e último item é composto pelas considerares finais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educado. Cadernos de Pesquisa, n. 96, p. 15-23, 1996.

ALVARADO-PRADA; Luis Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formagao continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010.

AQUINO, Julio Groppa; Mussi, Monica Cristina. As vicissitudes da formagao docente em ser vigo: a proposta reflexiva em debate. Revista Educagao e Pesquisa, Sao Paulo, v.27, n.2, p.211-227, jul./dez. 2001.

BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. Prática pedagógica docente-discente e humanizagao: contribuigao de Paulo Freire para a escola pública. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduagao em Educagao. Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educagao Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educagao nacional. - 5. ed. - Brasilia: Cámara dos Deputados, Coordenagao Edigoes Cámara, 2010.

COMTE-SPONVILLE, André. O conhecimento. In: Apresentagao da filosofia, Martins Fontes: Sao Paulo, 2002.

CANÁRIO, Rui. Escola: crise ou mutagao? In: . A escola tem futuro? Das

promessas ás incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FORMOSINHO, Joao. (coord.) Formagao de professores: aprendizagem e acgao docente. Porto: Porto Editora, 2009 (Colegao Currículo, Políticas e práticas)

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

. Pedagogia da Esperanga: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9. ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992b.

. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. 34.ed. Sao

Paulo: Paz e Terra,1996.

FUSARI, José Cerchi. A educagao do educador em Servigo: o treinamento de professores em questao. PUC-SP, 1988 (Dissertagao de Mestrado).

GARCIA, Carlos Marcelo. Formagao de professores: para uma mudanga educativa. Portugal: Porto Editora, 1999 (Colegao Ciencias da Educagao).

GAUTHIER, C et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. Sao Paulo: Atlas, 1999.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodología científica. 5. ed., Sao Paulo: Atlas 2003.

LIMA, Maria do Socorro Lucena. A formado continua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educagao) - USP, Sao Paulo, 2001.

MORIN, Edgar. Ciencia com consciencia. Ed. revista e modificada pelo autor - 8. ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Sao Paulo: Revista Outubro, 2000, n. 4.

NOVELLO, Tanise Paula; LAURINO, Débora Pereira. Educagao a distancia: seus cenários e autores. Revista Ibero-americana de Educagao, n.° 58/4 - 15/04/12, pp. 1-15.

NÓVOA, António. Para o estudo sócio-histórico da genese e desenvolvimento da profissao docente. In: SILVA, Tomaz Tadeu (edit.). Teoria & Educagao, Porto Alegre, RS, 1991, pp. 109-139.

. [Palestra]. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporáneo.

SINPRO - SP: Sindicato dos Professores de Sao Paulo. Sao Paulo: Janeiro, 2007.

OLIVEIRA, Manfredo de. Conhecimento e historicidade. In: . Tópicos sobre

dialética. Editora EdPUCRS: Rio Grande do Sul, 1997, p. 9-41.

PIMENTA, Selma Garrido. Formagao de professores: saberes da docencia e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educagao. Universidade de Sao Paulo., v. 22, n. 2, jul./dez., 1996, p. 72-89.

. (org). Didática e Formagao de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e

em Portugal. 5.ed. Sao Paulo: Cortez, 2008.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de Souza. Desafios ao coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervengao ou

prevengao? In: .; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. (orgs.) O coordenador

pedagógico e os desafíos da educagao. 4. ed. Sao Paulo: Edigoes Loyola, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciencias. 5. ed. - Sao Paulo: Cortez, 2008.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed., rev. e atual. Sao Paulo: Cortez, 2007.

SOUSA, Maria Goreti da Silva. A formagao continuada e suas contribuigoes para a profissionalizagao de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de

Teresina- Pi: revelagoes a partir de histórias de vida. 2008, 130 f. Dissertagao (Mestrado em Educagao -UFPI.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-formacao-continuada-para-uma-at uacao-docente-reflexiva-o-processo-formativo-e-o-desenvolvimento-profissional-de-pro fessores-das-series-iniciais-do-ensino-fundamental-basico/71685/#ixzz4nLBP0Yt5

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formado profissional. Petrópolis, RJ: Vozes,

THERRIEN, Jacques. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporánea. Revista Educativa. Goiánia, v. 9, n. 1, jan./jun. 2006, p. 67-81.

. Docencia profissional: a prática de uma racionalidade pedagógica em tempos

de emancipado de sujeitos. In: D'ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docencia na educado superior: implicares para a formado de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012 (Colegao Magistério: Formado e trabalho pedagógico)

VIEIRA, Hamilton Perninck. Saberes da docencia universitária e práxis pedagógica de coordenadores de área do PIBID-UECE: um olhar a partir de Paulo Freire. (Dissertagao). Programa de Pós-graduagao em Educagao, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia dapráxis. 2.ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - Clasco: Sao Paulo: Expressao Popular, Brasil, 2011.

Publicado
2020-12-21
Cómo citar
Dos Santos Feitosa, A. (2020). A formaqáo docente e a educaqáo no campo: da teoria á prática educativa. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 4(2), 1943-1957. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v4i2.237
Sección
Artículos