Formatando uma personalidade pelo uso moderado e estipulado das telas

  • Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues
Palabras clave: uso da internet, educação, dependência da internet

Resumen

A expansão do uso da internet atingiu também a educação, tanto escolas como universidades buscam esse mecanismo para se tornar públicas, diante disso criam páginas na rede com perfil mecânico e semelhante, a maioria demonstra a linha de ensino e o funcionamento da instituição. De que forma o uso das tecnologias digitais afetam os adolescentes em âmbito social, afetivo e educacional? Vários são os problemas encontrados, entre eles podemos citar os mais relevantes: os conflitos familiares, decorrentes do distanciamento e da ausência de diálogo; a predominância de relações superficiais e de falsa intimidade e a ilusão de que tudo é possível; dificuldades de aprendizagem decorrentes da dependência da internet, transtornos de ansiedade e déficit de atenção. As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem à tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente aos seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence. O colégio que insere a tecnologia desde a educação infantil, até o Ensino Médio realiza o letramento digital como ferramenta para construção do conhecimento, para os alunos tirarem proveito positivo da tecnologia na construção de conhecimento, projeto de vida e fluência digital.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ABREU, Cristiano Nabuco; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana G. Bruno. Vivendo este mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

ARANTES, Maria do Carmo Batista. Exposição e uso de dispositivo de mídia na primeira infância. Residência Pediátrica. v. 3, n.1, p. 1-18, 2021.

BIEGINING, Patrícia et al. Tecnologia e novas mídias: da educação as práticas culturais e de consumo. São Paulo: Pimenta cultural, 2013.

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2004.

COLL, César; MONEREO, Carlos. Psicologia da educação virtual. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CONFESSOR, F. I. C. Novas tecnologias: desafios e perspectivas na educação. Clube dos autores, Brasil, 2011.

FELDMAN, Roberto S. Introdução à psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2015.

HABIGZANG, Luisa F.; DINIZ, Eva; KOLLER, Sílvia H. Trabalhando com adolescentes: teoria e intervenção psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.

LAITMAN, Michael; ULIANOV, Anatoly. A psicologia da sociedade integral. Canadá, 2011.

MALUF, Maria Regina. Psicologia educacional: questões contemporâneas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

MENDONÇA, Rafaela Gois; VASCONCELOS, Geferson Messias Teles; SANTOS, Allan Dantas dos; TANAJURA, Diego Moura; MENEZES, Andreia Freire de. Efetividade de intervenções na redução do tempo de tela: Revisão sistemática. Research, Society and Development. v. 10, n. 9, e22410918023, 2021.

NASCIMENTO, Maria Ines S. do. A contribuição das redes sociais na disseminação da informação: estudo de caso do Linkedin com profissionais da informação. João Pessoa: UFPB, 2011.

NARDON, F. A relação interpessoal dos adolescentes no mundo virtual e no mundo concreto. Trabalho de Conclusão de Curso. Criciúma: Curso de graduação em Psicologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2006.

NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; SANTOS, Juliana Nunes; SANTOS, Livia Rodrigues; GUEDES, Sabrina da Conceição; PEREIRA, Leiziane; COSTA, Josiane Martins; MORAIS, Rosane Luzia de Souza. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva. v. 26, n. 3, p. 1127-1136, 2021.

NOVELLI, Ana Lúcia; MOURA, Cláudia Peixoto de; CURVELLO, João José Azevedo. Teorias e métodos de pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas: entre a tradição e a inovação. Porto Alegre : Edipucrs, 2013.

OLIVEIRA, Catarina Tereza farias de; NUNES, Márcia Vidal. Cidadania e cultura digital: apropriações populares da internet. Rio de janeiro: E-papers, 2011.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e o desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997.

PAIVA, Natalia Morais de Noleto et al, A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça. Portal da Psicologia, 2015.

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

ROCHA, Maressa Ferreira de Alencar; BEZERRA, Rebeka Ellen de Alencar; GOMES, Laura de Almeida; MENDES, Alice Lins de Albuquerque Cavalcanti; LUCENA, Alinne Beserra de. Consequências do uso excessivo de telas para a saúde infantil: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development. v. 11, n.4, e39211427476, 2022.

RODRIGUES, Fabiano de Abreu. Como desenvolver uma personalidade curiosa na criança: formatando novos engramas de memória e consolidando informações como projeto de personalidade. Ciência Latina Revista Multidisciplinar. v. 5, n. 5, p. 9734, 2021.

SANTROCK, John W. Adolescência. São Paulo: Artmed, 2014.

SILVA, Raissa Carneiro da. Marketing da informação em redes sociais: Facebook. Pernambuco: UFPB, 2011.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VELLOSO, F. Informática: conceitos básicos. – 9 ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

YOUNG, K.S; ABREU, C.N. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Publicado
2022-08-31
Cómo citar
Agrela Rodrigues, F. de A. (2022). Formatando uma personalidade pelo uso moderado e estipulado das telas. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(4), 2761-2772. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i4.2796
Sección
Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>